segunda-feira, 19 de maio de 2008

www.Sutileza.com


Tem apenas uma semana que postei em homenagem ao Dia das Mães e cá estou, "once again", escrevendo sobre esses seres únicos e que sabem tão bem como nos fazer tomar decisões e prestar atenção em nós mesmos.


Já tinha uma idéia totalmente diferente pro post de hoje quando D. Mamãe me parou na cozinha e, com toda sua sutileza, me disse assim:


- Você "tá" barriguda, hein!!!!


Parei o que estava fazendo (um sanduíche) e olhei fixamente em seus olhos, esperando ela continuar. Afinal, elas nuuuuuunca param na primeira frase, né?


Veio a continuação:


- Você emagreceu. Emagreceu mais, mas a barriga cresceu. Tá parecendo aqueles bêbados barrigudos. Ainda mais com essa saia. Ela tá embaixo da barriga, deixando ela ainda mais visível. E você nunca teve barriga!


Olhei para baixo. (Num é que ela estava certa?)


Mas ela não parou:


- Você tem que fazer flexão!


Perguntei :


- Você não quer dizer ABDOMINAL?


Ao que D. Mamãe respondeu:


- Não, flexão mesmo. Encosta a mão no chão com os pés juntos.


Tentei. Em vão. Ao que ela pontuou:


- Viu só? É uma vergonha você não conseguir tocar o chão. Eu não encosto mais a palma das mãos, mas consigo encostar a ponta dos dedos!


E mostrou como, facilmente tocava o chão da cozinha. (Noooooossa! Que vergonha!!!!!! E ela já tem 53!!!!! E eu, aos 31, NADA!!!) Prosseguiu:


- Você tem que começar a fazer 10 flexões antes do banho, todos os dias. Daí, na semana seguinte, aumenta mais 5. E assim vai. Tem que diminuir essa barriga, minha filha!!!!


Bom, tirei meu pão do microondas enquanto pensava. Ela estava certa. (Tudo bem que a sutileza de elefante podia ter sido evitada, mas....) Eu aumentei, consideravelmente, meu consumo de cerveja e chopp nos últimos 2 meses e, como se sabe, eles são bebidas que "dão barriga". (Bem faz minha amiga Iris ao preferir Vodka, Vinho ou Sakê)


Decisão tomada ao sair da cozinha: Amanhã mesmo começo minhas flexões pré-banho!!! Porque D. Mamãe pode num ter muito tato, mas tem a sabedoria adquirida ao longo dos 21 anos vividos a mais do que eu.




segunda-feira, 12 de maio de 2008

Dia das Mães


O Dia das Mães pode ser uma data comercial, criada para vender mais eletrodomésticos, roupas, sapatos, perfumes, flores( ou o que mais os filhos resolvam comprar para presentear as pessoas que os puseram no mundo), mas depois que você se torna uma, ela passa a ser, indiscutivelmente, uma das datas mais charmosas e emocionantes do calendário.


Você sempre acaba meio que fazendo uma "retrospectiva" da vida de seus rebentos.


Lembra do momento em que soube estar esperando esse novo ser. Do susto. Da emoção. Das dúvidas. Do amor que já sentia por aquele "carocinho" que estava em sua barriga. Do medo de não poder ser uma boa mãe....


Lembra do dia do nascimento de sua cria. De como ficou tão atordoada que acabou por esquecer da bolsa do bebê ao se encaminhar para a maternidade. De como ficou ansiosa esperando pela chegada de seu obstetra para realizar o parto. De como ficou tão emocionada ao ver aquela coisinha saída de dentro de você que teve de esperar o médico "autorizar" para conseguir segurá-lo em seus braços. Da felicidade ao perceber o quão lindo e saudável seu filho era....


Lembra das primeiras noites em que passou acordada e agoniada sem saber por que ele chorava. Lembra de como VOCÊ também chorava por conta disso. Lembra da frustação por não ter sido capaz de amamentá-lo propriamente e acabar tendo que passar para o leite em pó. Lembra da emoção de cada novidade....


Lembra do primeiro aniversário. Do segundo. Do terceiro. Do quarto, quinto, sexto, sétimo, oitavo e nono também. De cada detalhe. De toda a "evolução" do seu filho....


Lembra de cada sorriso. De cada carinho. De cada abraço. De cada vez em que ele ficou triste quando você, para poder educá-lo propriamente, teve de lhe dizer "NÃO". De cada choro. De cada olhar....


Lembra de que ainda falta muito para conseguir ajudá-lo se tornar um homem correto, justo, capaz de escolher a melhor opção, feliz...


Lembra que ainda moooorre de medo de que qualquer coisa o fira, o magoe, ou o leve para longe de você...


Lembra que seu maior desejo, como presente de mãe, é tê-lo SEMPRE junto a você. Pois toda mãe é assim, "egoísta", não quer repartir seu filho com mais ninguém. Ainda que esteja cansada de saber que o cria para a vida e, o pior, para uma outra mulher vir e roubá-lo de debaixo de sua asa.


E no final do Dia das Mães você se percebe orgulhosa e feliz pois, após essa retrospectiva, esse balanço, você chegou à conclusão de que tem feito o seu melhor dentro das suas possibilidades.


É assim que me sinto. Felicíssima por receber um abraço apertado, um beijo e poder ouvir do meu filho: "Feliz Dia das Mães! Você é a melhor mãe do mundo!Eu te amo muito, mamãe!"

sexta-feira, 9 de maio de 2008

I have it and I'm very sorry if you don't.....


Pode até ser exagero dizer que essa é a foto mais linda da sua viagem, Sweetie. Mas, certamente, está entre as TOP 10!!!!! É com muita feicidade e carinho e orgulho que a coloco aqui em meu Blog. Afinal de contas, não são todos que têm amigos chiqueréééééésimos( que começam um tour pela Europa passando a Páscoa em Paris e terminam, depois de 1 mês de muitas histórias maravilhosas e fotos espetaculares, em Zurich-num parque onde o sexo é liberado) que te trazem uma foto fantástica de um "amazing" pôr-do-sol em Dubrovnik (nota da autora para os que, assim como ela, desconheciam a localização de Dubrovnik; ela fica na Croácia, ok?)


Tudo bem que tem uns 3 anos, pelo menos, que tentamos conciliar nossas agendar a fim de conseguirmos assistir a um dos mais lindos "pores-do-sol"(é assim mesmo?) que já tive o privilégio de ver: Arpoador, entre Ipanema e Copacabana. Isso pra não comentar que você mora em Sampa, a não muito mais de 30 minutos de avião ou 5 horas de carro (ou ônibus, pros pobretões como eu...)


Anyway, A-M-E-I minha foto, meu pôr-do-sol com vista do Mar Adriático, nessa cidade que mal consigo pronunciar o nome.


Tipo assim, EU tenho um amigo chiquerésimo, lindo, inteligentíssimo, totally sweetie e que não esquece de seus amigos NUUUUUNCA!!!!


Obrigada!!!!!

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Maneira Ogra de ser (e pensar)


Tipo assim: "Você tá de TPM?" - foi a pergunta que Baby me fez hoje à noite.

Ao que, prontamente, respondi: "CLAAAARO que não!!!! Tem 2 semanas que fiquei menstruada!!!! Inda tem tempo..... Por quê?"

Achei a pergunta bastante estranha, mas.....

"Porque você podia estar sensível, sei lá....." - coisa estranha pra um namorado dizer à sua namorada. Provavelmente isso foi uma queixa simpática.

AAAHHHH!!!!!! O que viria a ser uma "queixa simpática"? Tentarei ser breve, mas eficiente.

A primeira palavra a vir à minha mente quanto quis falar sobre isso foi 'complaint'. Complaint, do inglês(como já tinha sido percebido antes), me soa uma palavra bem simpática para 'queixa, reclamação'. Perde um pouco do PEEESO. (Tô conseguindo me fazer compreender?) Assim sendo, resolvi fazer uma adaptação pessoal e exprimir 'complaint' como sendo uma 'queixa simpática'.

Bom, foi isso que me soou: uma 'queixa simpática'. Baby quis ser sutil ao se queixar do meu comportamento. -OK, eu entendi o recado.

Minha resposta foi prontamente negativa mas agora, depois de elaborar um pouco mais o pensamento acerca da questão, acredito que responderia diferentemente.

TPM talvez não seja a palavra mais indicada mas, certamente, eu não me encontro no meu estado normal de ser.....(ok,ok, eu sei que não sou propriamente o que podemos chamar de alguém totalmente senhor de suas faculdades mentais)

Sim, estou um tanto sensível, carente, querendo um colinho, um cafuné, uma bajulaçãozinha. Coisa estranha!!!!! Eu não costumo ser muito assim... Por vezes até não demonstro o que sinto em meu âmago!!!! Eu, hein!!!! Será isso por causa da falta do dente da frente? (Situando meus leitores: caí na rua há 1 semana e fiquei parecendo a versão feminina do Corcunda de Notre Dame misturada com a versão branca do Tião Macalé) - Se por isso for, devo lembrar-me que recolocarei a metade do dente que me falta na sexta pela manhã....

AH! Sei lá!!!! Só sei que vou querer toda a bajulação que julgo a mim caber nesse Dia das Mães!!!! (Prepare-se meu filhote!!!!! Pode botar na lista massagem, denguinho, cafuné, beijos, abraços.......) E num quero nem saber se é uma data puramente comercial!!!!! Tudo que aqui venho reivindicar não custa um tostão sequer!!!!!!

E não se preocupe, Shrek, prestarei mais atenção no meu comportamento 'from now on'.....

Com carinho,

Fiona


"And I don't want the world to see me

'cos I don't think that they'd understand

when everything's made to be broken

I just want you to know who I am"

(Iris- Goo Goo Dolls)

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Futeboleando

Muito engraçado esse domingo que passou.... Bom, pra começar eu fui assistir jogo de futebol com o Baby e alguns amigos num bar em Copa.

Você pode estar se questionando: "O que há de engraçado nisso?!?!?!"

Há que eu nunca assisto jogo de futebol!!!!! Raramente em Copa do Mundo!!!!! E só nos decisivos!!!!

Para complementar, se eu tenho (e todos temos!!!) que ter um time, ele é o Fluminense(Soooouuu tricolor de coração....Sou do time tantas vezes campeão....)

Agora você está se perguntando:" Sim, e daí?!?!"

Bom, e daí que o jogo em questão era FlamengoXBotafogo pelo Campeonato Estadual de 2008. É, eu detesto o Flamengo!!!!! E adivinha só quem ganhou? YES!!!!! Certíssimo, my friend!!!! O Flamengo.....Fazer o quê? Pelo menos o Baby, a Dani e o Guga ficaram vibrando durante hooooras!!!!

Também, quem me mandou arrumar um namorado rubro-negro? Isso pra não falar dos amigos!!!!!!

AHHHHH!!!!! Detalhe!!!!!! Quem me conhece bem sabe que eu já morei no Sul do país por moooooiiiito tempo. Assim sendo, adotei o Coritiba como meu time no Paraná e o Grêmio no Rio Grande do Sul. É claro que, sendo assim, o outro jogo que estava passando na outra TV só podia ser de quem????? Do Inter, é claro!!!! Aliás, mais da metade do bar era Colorada. Os gaúchos gritavam adoidados a cada gol!!!! (e foram 8) Xingavam os gremistas..... Tipo, eu tava cercada de "inimigos" por todos os lados....

Mas foi o maior barato!!!!! Eu ri taaaanto..... O pessoal fica empolgadaço mesmo!!!!

O melhor de assistir o jogo com o maior galerão é ver as reações. Cada um grita, vibra, xinga o juiz de uma forma diferente.

Olha, virar rubro-negra eu tenho certeza absoluta que não viro!!!!! Mas ontem quase que eu considerei a possibilidade de me tornar uma Colorada......hauhauhauhauhau